“A Base Nacional Comum é a base sobre a qual podemos construir uma
mudança significativa na educação”, disse o ministro da Educação, Renato
Janine Ribeiro, durante a apresentação do documento de referência para
discussão da base nacional curricular da educação básica, nesta
quarta-feira, 16. O documento, disponível para consulta pública,
apresenta os conteúdos para as áreas de linguagem, matemática, ciências
da natureza e ciências humanas em cada etapa escolar do estudante.
Para
o ministro, a consulta pública é um importante instrumento de
participação democrática, que permitirá à sociedade brasileira
contribuir para a construção dos currículos dos ensinos fundamental e
médio. “É um documento de discussão, e é muito importante que cada
componente curricular seja amplamente discutido por todos que trabalham
com esses componentes, sejam professores, pesquisadores, mas também por
todos os membros da sociedade”, disse Janine Ribeiro.
Para a
secretária de Educação do município baiano de Una, Leninha Cavalcante,
vice-presidente, na Bahia, da União Nacional dos Dirigentes Municipais
de Educação (Undime), a participação das redes de educação é o caminho
para superar divergências e estreitar as relações. “Nós nos sentimos
próximos do Ministério da Educação para construir algo do qual somos os
atores principais”, disse. “A expectativa da participação social é
fantástica; é importante que o documento tenha a identidade da educação
pública que a gente defende.”
As contribuições podem ser enviadas a
partir do dia 25 próximo, até 15 de dezembro de 2015, de forma
individual; por meio das redes, que sistematizam discussões e propostas
de professores, comunidade e demais profissionais da educação; e a
partir de organizações como instituições de educação superior e grupos
da sociedade civil.
A Base Nacional Comum Curricular está prevista no
Plano Nacional de Educação (PNE) para 2014-2023, aprovado em 2014, por
unanimidade, pelo Congresso Nacional e sancionado sem vetos (Lei nº
13.005, de 25 de junho de 2014) pela presidenta da República, Dilma
Rousseff.
Princípios — O documento de referência reúne direitos e
objetivos de aprendizagem relacionados às áreas do conhecimento e seus
respectivos componentes curriculares para todas as etapas da educação
básica. A Base Nacional Comum é constituída pelos conhecimentos
fundamentais aos quais todos os estudantes brasileiros devem ter acesso
em todas as escolas do país. Uma parte será comum a todas as escolas;
outra, regionalizada, deve ser construída em diálogo com a primeira e de
acordo com a realidade de cada escola, em atenção não apenas à cultura
local, mas a escolhas de cada sistema educacional sobre as experiências e
conhecimentos a serem oferecidos aos estudantes ao longo do processo de
escolarização.
Para o ministro Janine Ribeiro, a Base Nacional Comum
abre também a discussão sobre a parte específica, regionalizada, que
diz respeito a cada rede de ensino. “É importante que essa discussão não
atrase para que as redes pensem na parte específica”, disse.
“Precisamos discutir também essas partes específicas e de que maneira
elas respeitam a regionalidade.”
Etapas — Na educação infantil, os
objetivos de aprendizagem são apresentados a partir das quatro áreas do
conhecimento, tendo como referência campos de experiências que
potencializam as relações das crianças com múltiplas linguagens e
conhecimentos. A integração entre a etapa da educação infantil e a do
ensino fundamental é estabelecida pelo modo como as experiências
propostas na primeira etapa se desdobram e se articulam com as propostas
de cada componente curricular nos anos iniciais da segunda.
Para o
ensino fundamental e para o ensino médio, os objetivos de aprendizagem
dos diferentes componentes curriculares são apresentados ano a ano, de
forma a oferecer uma orientação mais precisa aos sistemas de ensino,
escolas e professores com relação à progressão desses objetivos ao longo
do processo de escolarização. Tal orientação não dever ser entendida,
entretanto, como uma prescrição da progressão. Importa muito mais
observar o alcance do conjunto de objetivos nos anos que demarcam a
transição entre as diferentes etapas — da educação infantil ao ensino
fundamental, dos anos iniciais aos anos finais, e até o ensino médio e a
conclusão deste.
documento de referência e mais informações são encontrados na página da Base Nacional Comum Curricular na internet.
Assessoria de Comunicação Social
Conteúdo original disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=30731
17 de set. de 2015
Ministro afirma que Base Comum vai originar mudanças significativas para o ensino no país
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