16 de jun. de 2014

Negócio em loja virtual começa em R$ 1 mil

Para quem quer empreender no comércio eletrônico, recomendação é apostar em franquias on-line

O investimento para iniciar um negócio na área do comércio eletrônico é a partir de R$ 1 mil. A estimativa é resultado de um estudo realizado por uma plataforma de e-commerce, que trouxe ainda informações sobre a rotina e o perfil do micro e pequeno empreendedor digital brasileiro, com base em quase 2 mil entrevistas realizadas com lojistas virtuais do Brasil.

"Com a facilidade das tecnologias de e-commerce, há um movimento enorme em direção ao comércio na internet. Antigamente, era preciso ter muito dinheiro para começar uma loja virtual. Hoje, qualquer pessoa com acesso à internet pode tornar-se um empreendedor", comenta Adriano Caetano, diretor da Loja Integrada.

Ele explica que o investimento inicial em um comércio eletrônico pode ser baixo porque já existem, hoje, plataformas que permitem a micro e pequenos empreendedores criarem e administrarem, sozinhos, uma loja virtual, gratuitamente. "Uma plataforma desse tipo custaria em torno de R$ 15 mil a R$ 50 mil só a parte de tecnologia." O investimento inicial, portanto, acaba ficando para outros custos como produtos, embalagens e marketing, por exemplo.

Este empreendedor, em geral, segundo a pesquisa, trabalha até três horas por dia, sozinho e em casa. A maioria tem até 40 anos de idade, é homem e já ingressou na faculdade. Para 42% deles, o conhecimento em informática é básico. "A pesquisa mostra que não é mais preciso ser um programador ou designer para investir na internet", observa Caetano.

Outros dados revelam que, para quase metade dos entrevistados, a loja virtual é o seu primeiro negócio e muitos (80%) conciliam o negócio digital com outra atividade. "A loja virtual pode ser uma transição entre um emprego e a vida de empreendedor. Como exige baixo investimento inicial e poucos riscos, permite que o lojista experimente antes de se dedicar exclusivamente", completa Caetano.

O professor do ISAE/FGV Eduardo Maróstica explica que existem no comércio eletrônico dois tipos de negócios diferentes: a loja virtual e o e-commerce. A loja virtual tem um modelo de negócio, metodologia e infraestrutura prontos. Já o e-commerce deve ter modelo de negócio, infraestrutura e metodologia próprios, e isso exige do empreendedor que ele tenha mais conhecimento técnico. "Para quem vai empreender, melhor é começar com uma loja virtual", orienta Maróstica.

"A loja virtual é uma espécie de franquia on-line. O empreendedor já pega o negócio estruturado, o que facilita para ter uma primeira experiência do que é o mercado digital. Mas o fato de ter uma loja virtual não dá a garantia de ter um e-commerce. O e-commerce não é de curto prazo e tem que ter conhecimento técnico, não só a vontade de empreender." Segundo Maróstica, a loja virtual é um negócio de menor risco: o investimento é mais baixo e, portanto, o prejuízo é menor. Pode-se começar utilizando serviços que fornecem estrutura pronta de loja virtual. Já um e-commerce, de acordo com Maróstica, pode custar, inicialmente, US$ 500 mil.

Levar um negócio virtual a sério, entretanto, exige do empreendedor dedicação total, afirma o professor. "Quando a pessoa faz em paralelo, trata o negócio como um bico. O comércio eletrônico exige dedicação de maneira integral." E como escolher o tipo de negócio? "Tem que ser algo que a pessoa goste, tenha domínio e conhecimento. Não adianta investir no mercado pet só porque está em alta se a pessoa não gosta de animais. Vai ser um negócio frustrado."

Fonte: Sescap/Pr

Disponível em: http://sescap-pr.org.br/25anos/index.php/noticias/post/negocio-em-loja-virtual-comeca-em-r-1-mil

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