O teste é realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade e regulariza a prática profissional
Os acadêmicos e egressos do curso de Ciências Contábeis da Unioeste Campus de Marechal Cândido Rondon, obtiveram 100% de Aprovação no Exame de Suficiência do CFC - Conselho Federal de Contabilidade -, na primeira edição de 2014. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (29) no Diário Oficial da União.
O exame de suficiência foi instituído pela Lei nº 12.249/2010, e estabelece que para o candidato exercer a profissão contábil terá que concluir o curso de bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade e ser aprovado em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade.
O exame já era exigido entre os anos de 1999 e 2005, mas ficou suspenso até 2011, quando houve o retorno da sua exigibilidade. Entre as edições de 01/2011 e 01/2014 o percentual de aprovação não chega a 50% a nível nacional.
O Curso de Ciências Contábeis, no Campus de Marechal Cândido Rondon, foi implantado no ano de 1980 no período noturno, ofertando anualmente 40 vagas. A duração do curso é de cinco anos. Até 2013 foram graduados cerca de 900 bacharéis em ciências contábeis.
O corpo docente é composto atualmente por 12 professores efetivos e um colaborador, sendo que destes, três são doutores, três doutorandos e os demais mestres e especialistas.
O curso possui dois grupos de pesquisa na área contábil, e mantém projetos dentre os quais destacam-se: um projeto de pesquisa financiado pela Fundação Araucária, que tem como objetivo identificar o perfil dos escritórios e dos profissionais da área contábil da região Oeste do PR; o projeto LAI Social, em convênio com o Tribunal de Contas do Estado do PR, que visa analisar o cumprimento por parte dos municípios da Lei de Acesso a Informação, dentre outros já executados, que visam trazer informações para a comunidade externa, a exemplo do site Portal Saber Contábil.
Perfil do Profissional
O graduado em Ciências Contábeis deve apresentar soluções para os diversos problemas contábeis e gerenciais pertinentes às entidades e conhecer as práticas contábeis, societárias, fiscais e tributárias aplicadas às entidades.
Este profissional pode atuar em empresas como: planejador tributário, analista financeiro, contador geral, auditor interno, contador de custo, contador gerencial, atuário e outros cargos administrativos. Este profissional pode trabalhar de forma independente (autônomo), no sistema de ensino como: professor e pesquisador, entre outros cargos, e também em órgãos públicos.
Fonte: Aquiagora.net
Disponível em: http://www.aquiagora.net/noticias/ver/43178/Estudantes_de_Marechal_Rondon_conquistam_100__de_aprovacao_no_Exame_de_Suficiencia
Comentário(s):