24 de mai. de 2014

Edição 64 da Revista Contabilidade & Finanças marca os 25 anos do periódico

A edição 64 da Revista Contabilidade & Finanças, de responsabilidade do Departamento de Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (USP) já esta disponibilizada e marca o início das comemorações dos 25 anos de publicação.

A primeira edição foi publicada em 1989 por idealistas em meio a um ambiente de grande turbulência econômica e política. Nestes 25 anos de caminhada a Revista sofreu várias transformações em seus editoriais, acompanhando as mudanças dos ambientes de pesquisa.

O periódico tem como missão a divulgação de produção científica relevante na área de Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças, produzida por professores, pesquisadores, alunos e profissionais do Brasil e do exterior, selecionada exclusivamente com base em qualidade e efetiva contribuição para o desenvolvimento do conhecimento nesse campo, à luz de pareceres de avaliadores.

Aos interessados em acompanhar o conteúdo de um dos maiores Periódicos do País, podem acessar o site: http://www.revistas.usp.br/rcf e realizar o cadastro.

Os trabalhos que compõe a primeira edição comemorativa dos 25 anos da Revista são os seguintes:

Considerando a importância que o segmento bancário tem na economia, discutir a regulação desse tipo de entidade se torna relevante, principalmente quando se compara com outros países do mundo. É disso que trata o artigo denominado Regulação da Auditoria em Sistemas Bancários: Análise do Cenário Internacional e Fatores Determinantes. O trabalho tem como autores José Alves Dantas, Fábio Moraes da Costa, Jorge Katsumi Niyama e Otávio Ribeiro de Medeiros. 

Num país como o Brasil, tratar cuidadosamente o endividamento é relevante pela alta taxa de juros aplicada. O trabalho de Angela Cristiane Santos Póvoa e Wilson Toshiro Nakamura, os autores do artigo denominado Homogeneidade Versus Heterogeneidade da Estrutura de Dívida: Um Estudo com Dados em Painel trata o tema perseguindo a lógica para os padrões de endividamento.

A assimetria informacional é um tema clássico tratado na literatura quando se lida com o mercado de capitais. Entretanto, o seu relacionamento com liquidez, tamanho e retorno anormal no trabalho desenvolvido por Orleans Silva Martins e Edilson Paulo não confirma estudos anteriores. Assimetria de Informação na Negociação de Ações, Características Econômico-Financeiras e Governança Corporativa no Mercado Acionário Brasileiro é o título do trabalho que trata essa questão.

Existe algum tipo de relacionamento entre estrutura de capital, necessidade de caixa disponível e valor da empresa no Brasil? O trabalho denominado Capital Structure, Cash Holdings and Firm Value: a Study of Brazilian Listed Firms, produzido por Tiago Rodrigues Loncan e João Frois Caldeira, propõe um racional para isso.

A evidenciação de informações ambientais das empresas negociadas em bolsa tem sido discutida continuamente e, ao longo do tempo, experiências de outros países contribuem como elemento comparativo. Dion van de Burgwal e Rui José Oliveira Vieira são os autores do artigo denominado Environmental Disclosure Determinants in Dutch Listed Companies que lida com a divulgação das informações ambientais na Holanda.

Demonstrar o impacto informacional dos elementos da contabilidade, cada vez mais se torna relevante no ambiente econômico. Especificamente a manifestação do IASB sobre títulos de alto risco é o tema do artigo A Opinião do Normatizador Importa? Análise do Impacto da Divulgação da Carta do IASB nos Retornos das Ações dos Bancos Europeus com Exposição em Títulos Gregos de autoria de Cristina Zardo Calvi e Fernando Caio Galdi.


Autor: Marcio Birkheuer/Editorial RC&F

Comentário(s):

Notícias mais lidas