Governo queria manter a multa para assegurar recursos ao programa Minha Casa, Minha Vida. Vários partidos da base aliada, no entanto, votaram a favor do projeto. Texto seguirá para sanção presidencial.
O Plenário aprovou nesta quarta-feira (3) o Projeto de Lei Complementar 200/12, do Senado, que extingue a contribuição social de 10% sobre todo o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), devida pelos empregadores no caso de demissão sem justa causa. A matéria, aprovada por 315 votos a 95, será enviada à sanção presidencial.
O argumento dos defensores da proposta é que a multa, criada em 2001, já cumpriu o seu fim – a recomposição das contas do FGTS – e acabou se tornando um imposto extra. Segundo a proposta, a extinção será retroativa a 1º de junho de 2013.
O líder do PSD, deputado Eduardo Sciarra (PR), disse que há 13 meses o governo tem engordado o seu caixa com a contribuição extra. "Não podemos admitir que essa contribuição se transforme em um imposto ad eternum", disse.
Sciarra ressaltou que o fim da multa extra vai desonerar igualmente todos os empresários e não vai comprometer os recursos dos trabalhadores, já que as contas do FGTS já foram equilibradas.
Nas contas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre julho de 2012 e abril deste ano, os empregadores brasileiros pagaram cerca de R$ 2,7 bilhões a título desse adicional. Os micro e pequenos empresários não pagam essa contribuição.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Disponível em: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/446791-CAMARA-APROVA-FIM-DA-MULTA-DE-10-DO-FGTS-POR-DEMISSAO-SEM-JUSTA-CAUSA.html
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Disponível em: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/446791-CAMARA-APROVA-FIM-DA-MULTA-DE-10-DO-FGTS-POR-DEMISSAO-SEM-JUSTA-CAUSA.html


09:56
Unknown
Comentário(s):