25 de fev. de 2015

Diagnóstico empresarial

É comum ver empresas tendo problemas com os seus contadores, querendo buscar novos profissionais no mercado. E isto se deve a vários fatores. O principal deles é a exigência de um atendimento extra àquele contratado, ou seja, o cliente pede serviços especiais fora do que foi acordado com a empresa de contabilidade e, muitas vezes, nem paga pelo que foi solicitado.

Este problema facilmente se resolveria com uma boa conversa e com a elaboração de um novo diagnóstico, que aponte as atuais necessidades da empresa, finalizando com um novo contrato de prestação de serviços contábeis.

Todo diagnóstico apresenta uma visão geral e sistêmica da empresa. Na atividade contábil, este conceito pode ser bastante útil para auxiliar o profissional no levantamento das necessidades dos clientes na hora da contratação dos serviços.

Entretanto, o diagnóstico empresarial só serve para aquelas empresas que possuem um criterioso controle dos custos e do tempo gasto em cada atividade e/ou processo, pois é por meio dele que se tem a noção exata de quanto tempo será necessário para atender os clientes a partir de então.

Para iniciá-lo é indispensável o bate-papo com as pessoas-chave da organização, ou seja, os proprietários e gerentes. Esta conversa é importante para alinhar os acertos e corrigir os erros. A figura do gerente é importante pelo fato de ser o contato direto com a empresa contábil e os problemas percebidos também devem ser reportados ao proprietário.

Essa análise sempre trará benefícios ao profissional, já que aponta as maiores falhas geradoras do descontentamento de seus clientes. Além disso, o diagnóstico traz uma visão macro, e de forma objetiva, dos ajustes necessários para a prestação de serviços com qualidade. E é isso que o cliente espera: o alinhamento dos serviços necessários para a solução de seus problemas.

Dessa forma, o diagnóstico é um instrumento indispensável na gestão de uma empesa contábil nos dias atuais. É o procedimento que possibilita ao contador mostrar que sua maior preocupação é atender às necessidades do empresário. E isso permite a precificação do que está sendo acordado de forma justa, trazendo maior lucratividade e produtividade ao profissional contábil.

Fonte: SESCAP - PR

Disponível em: http://sescap-pr.org.br/25anos/index.php/noticias/post/diagnostico-empresarial

Comentário(s):

Notícias mais lidas