12 de jul. de 2013

Guaíra quer justiça histórica e investimento na área logística

 
Para apresentar um projeto ousado de sistema modal que visa interligar rodovia, hidrovia e ferrovia, o prefeito de Guaíra, Fabian Vendruscolo (PT), esteve em Brasília, reunido com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Carlos Fernando do Nascimento, juntamente com o chefe de gabinete do deputado e primeiro-vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), Lourimar Rabelo.
 
Na ANTT, Fabian entregou a proposta do município à tomada de subsídio para a ferrovia que liga Maracajú-MS a Lapa-PR.
 
“Guaíra é a porta de entrada do estado do Paraná e há a necessidade de fazer uma pequena adequação dentro do traçado da ferrovia no perímetro urbano da cidade”, explicou. De acordo com Fabian, a medida se torna necessária, pois, a partir do traçado, o município pode contar com estrutura de regulação do fluxo de cargas do Paraguai e Mato Grosso do Sul aos portos do Paraná e São Paulo.
 
O prefeito apresentou o conceito de plataforma logística de forma a tornar o porto intermodal, com a construção da linha férrea no perímetro urbano e ponte ferroviária, além de porto fluvial e aeroporto.
O traçado no perímetro urbano de Guaíra será um marco para toda a região, pois, o trecho ferroviário será por meio da transposição do rio Paraná, por ponte ferroviária, interligada ao porto. De acordo com Fabian, o sistema é a melhor alternativa para a futura viabilização do corredor bioceânico do eixo Capricórnio, entre os portos do Sul do Brasil e os portos do Chile.
 
Nascimento ficou empolgado com o projeto do município e disse que os técnicos da ANTT vão analisar os detalhes da proposta.
 
Royalties de Itaipu
 
O prefeito aproveitou para, no Congresso Nacional, debater com parlamentares uma injustiça de trinta anos com o município de Guaíra, que ainda não recebeu as compensações financeiras pelo alagamento do seu maior potencial turístico, que eram as Sete Quedas.
 
Para reverter essa questão, está em análise na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que visa propor a reparação financeira, como forma de compensação ao município. Fabian solicitou o apoio dos parlamentares na aprovação do projeto nas Comissões em que serão analisadas. De acordo com o prefeito, o momento é propício para se discutir o assunto. “Estamos vivendo um momento em que o Brasil está fazendo a correção história de muitas injustiças, chegou a hora de Guaíra”.
 
O Projeto de Lei está atualmente em análise na Comissão de Minas e Energia, posteriormente seguirá para as demais Comissões da Câmara, “viemos solicitar o apoio do deputado André Vargas, no processo que se inicia de tramitação do PL e em todas as comissões até que possa chegar ao Senado e à sanção da presidenta Dilma”, disse.

Fonte: Prefeitura Municipal de Guaíra

Disponível em: http://www.guaira.pr.gov.br/?p=7432

Comentário(s):

Notícias mais lidas